Pesquisar neste blog

terça-feira, 26 de junho de 2012

A Caçada

JOU SILVEIRA

                                                                   

No Arroio Grande tem um parque, Guilhermino Dutra, que é onde aconteciam grandes festas rurais nos anos 70, e que hoje é onde acontece uma das maiores exposições agro-pecuárias da região. Nesse parque foi onde aconteceu também parte das comemorações do centenário da cidade em 1973.
     Nesse parque, naqueles tempos, meu irmão, que estudava em Porto Alegre e retornava mensalmente, e mais uma fauna de borrachos, reuniam-se para, entre outras coisas, beber, cantar, brincar e sabe-se lá mais o que.
       Em uma dessas reuniões, fizeram o fogo e não tinha carne, e lá estavam o Sérgio, o Chaleira, o Cascudo, o Brenda, o Arnóbio, o Silvinho e mais alguns. Reunião. – Pecisamos encontrar uma ovelha! Mas naquela hora até o açougueiro já estava dormindo, entã decidiram: - Vamos roubar uma ovelha. Aproveitaram uma saída do Cascudo pra fazer xixi, que era o único que era filho de criador de ovelhas, para então colocarem o Cascudo como cuidador oficial do fogo, para saírem todos a bordo do Chicão, um Jeep Wyllis modelo 1958 que meu irmão pilotava quando nosso pai não usava, e ele nunca usava nos finais de semana.
     O campo ficava próximo da cidade, em direção ao Herval, lua cheia, perfeito para o feito. Estacionaram o Chicão, apearam e foram em direção à caça. Da beira do arame podia-se ver, bem próximo, no mínimo, uns 40 alvos. Pularam o arame sorrateiramente, e o Brenda, por se achar um atleta, mesmo pesando uns 100kg e carregar mais alguns de birita, resolveu atacar. Ao primeiro movimento foi uma debandada pois o bixo é muito arisco, e ficou uma só, quietinha. O Brenda então, encorajado pela proximidade do alvo, deu dois passos, pegou impulso e voou para o abate, foi quando ouviram um gemido comprido. Naqueles campos para o lado do Herval existiam muitas criações de ovelha porque os campos têm muitas pedras, e o Brenda, pensando que era alguma ovelha atrasada, abraçou uma enorme rocha.
      Ao final acordaram o açougueiro, compraram, fiado, um quartinho de ovelha, e o Cascudo nunca ficou sabendo do que aconteceu.    


Nenhum comentário:

Postar um comentário